Inscrições abertas para o seminário “Mulheres: política, ciência e cultura”

Estão abertas, de 1º a 6 de dezembro, as inscrições para o seminário de extensão acadêmica “Mulheres: política, ciência e cultura”. O evento acontece no dia 7 de dezembro, das 16h às 20h, no auditório do Nepp-DH/UFRJ.

Confira abaixo a programação:

Bloco 1: Mulheres: movimentos, representação, redes e democracia

16:00 – Abertura

1- “Mulheres na resistência política e acadêmica na América Latina” – Prof. Patricia Rivero, GPSOC/PPDH/NEPP-DH/UFRJ

2- “Extensão como forma-ação” – Prof. Paula Land Curi, Vice-Diretora do Instituto de Psicologia, UFF. Coordenadora do Programa Mulherio: tecendo redes de resistência e cuidados.

3- “Produção de estudos de gênero como movimento de resistência” – Prof. Anna Marina Barbará Pinheiro, PPDH/IFCS/UFRJ

4- “Democracia digital e participação das mulheres” – Danielle do Carmo S. Veras, Mestranda PPDH

5- “Construção de identidades e letramento nas redes sociais: a luta de lésbicas negras pelo direito de existir” – Ana Claudino, Mestre em Políticas Públicas em Direitos Humanos, GPSOC/NEPP-DH/UFRJ, Produtora de conteúdo de redes sociais “Sapatão Amiga”.

6- “Deputada Érika Hilton cuidará disso: memes e atuação política” – Geovana Diniz, Graduanda de Comunicação, GPSOC/ECO/UFRJ.

Bloco 2: Mulheres: periferias, racismo, violências, resistência política e cultural

7- “Gênero e educação escolar: uma disputa necessária”, Érica S. Del Giudice, Mestre em Políticas Públicas em Direitos Humanos, GPSOC/NEPP-DH/UFRJ

8- “A defesa da família e o lugar da mulher para o neoliberalismo reacionário. Uma análise de políticas públicas do MMFDH 2018-2022” – Marina Dias Figueiredo, Mestre em Políticas Públicas em Direitos Humanos, GPSOC/NEPP-DH/UFRJ.

9- “Os Novos Condenados da Terra: uma Análise do Haiti no Sistema Internacional – Racismo e Sexismo na Periferia do Sistema Mundo”, Alice Maria Gomes, Graduada em Relações Internacionais, GPSOC/IRID/UFRJ.

10- “O legado escravista e a violação dos direitos humanos no trabalho das mulheres negras”, Thaynara Mendes, Mestre em Políticas Públicas em Direitos Humanos, GPSOC/NEPP-DH/UFRJ.

11- “O processo de legalização do aborto e a garantia de acesso no Brasil e na Itália”, Carolina Cagetti, Mestre em Políticas Públicas em Direitos Humanos, GPSOC/NEPP-DH/UFRJ.

12- “Mulheres em situação de violência e trabalhos domésticos: vulnerabilidades e escravização”, Prof. Maria Celeste Marques, Diretora NEPP-DH, PPDH/UFRJ.

13- “Vozes de protesto na América Latina: a poesia de Idea Vilariño”, Natalia Sarante, Cantora, docente e Licenciada em Música pela UNIRIO

A realização é do Grupo de Pesquisa Sociedade e Conhecimento (GPSOC), vinculado ao Nepp-DH. A coordenação é da professora Patrícia Rivero, do GPSOC/Nepp-DH.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: gpsoc.ufrj@gmail.com. O auditório do Nepp-DH está localizado no 3º andar do prédio anexo do CFCH, campus universitário da Praia Vermelha (entrada pela Av. Venceslau Braz, 71, Botafogo).