Extensão

A Coordenação de Extensão do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos  – Suely Souza de Almeida (Nepp-DH) tem como principal função articular as políticas extensionistas da UFRJ com o corpo social do Nepp-DH, além de apoiar docentes e técnicos administrativos que coordenam ações de extensão, realizando diálogo permanente com a Pró-reitoria de Extensão (PR-5).

Ao longo da trajetória do Nepp-DH, quase uma centena de ações extensionistas já foram desempenhadas, envolvendo populações distintas, estudantes dos mais diversos cursos de graduações e pós-graduações e temáticas das mais variadas, sempre buscando ter a perspectiva dos Direitos Humanos como norteadora do pensar e do agir, no campo teórico e da prática, de todas as atividades.

Pensar e fazer a extensão como espaço diferenciado que conecta a universidade aos demais setores da sociedade, conferindo à sua formação mais dinamismo e inúmeras oportunidades de vivências práticas e que envolvem participantes, grupos, redes e instituições de dentro e fora da UFRJ.

Em consonância com a UFRJ, adotar o conceito de extensão universitária, definido pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX, 2010): “A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade”.

Ter a clareza da importância das diretrizes que devem orientar a formulação e a implementação das ações de Extensão Universitária, pactuados no FORPROEX (NOGUEIRA, 2000): 1. Interação dialógica; 2. Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade; 3. Indissociabilidade ensino – pesquisa – extensão; 4. Impacto na formação do estudante; 5. Impacto na transformação social.

É importante ter ciência de que não é apenas sobre a sociedade que se almeja produzir impacto e transformação com a Extensão Universitária. A própria Universidade Pública, enquanto parte da sociedade, também deve também sofrer impacto, ser transformada. O alcance desses objetivos – impacto e transformação da sociedade e da Universidade –, de forma a se lograr o desenvolvimento nacional no sentido que esta Política propugna, é potencializado nas ações que se orientam pelas diretrizes de Interação Dialógica, Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade e, por fim, Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão. Com esse escopo, as ações de Extensão Universitária surgem como instrumentos capazes de contra-arrestar as consequências perversas do neoliberalismo, em especial, a mercantilização das atividades universitárias, a alienação cultural e todas as mazelas que as acompanham.

Centros de Referência

O Centro de Referência para Mulheres – Suely Souza de Almeida (CRM-SSA) e o Centro de Referência de Mulheres da Maré – Carminha Rosa (CRMM-CR), da UFRJ, são integrantes da Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e estão vinculados ao Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos – Suely Souza de Almeida (Nepp-DH), que integra a estrutura organizacional do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Os dois Centros de Referência (CRM-SSA e CRMM-CR) são de grande relevância para a população em geral, principalmente se considerarmos que na região metropolitana do Rio de Janeiro existem somente 4 (quatro) Centros de Referência Especializados de Atendimento às Mulheres atualmente.

O caráter inovador dos Centros de Referência da UFRJ está no diferencial de reafirmar o princípio da indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão em todas as suas ações, dando destaque para as diversas ações coletivas (não tão presentes em outros Centros situados no município do RJ). Essas atividades são responsáveis pela interação crítica e dialógica entre a universidade e a sociedade. As atividades contam com a participação de servidores(as), profissionais terceirizados (limpeza e vigilância) e estudantes, estando estes em processo de formação, sendo incentivados a atuarem como protagonistas junto à equipe organizadora das ações.

Os Centros buscam fortalecer a noção de cidadania das mulheres com vistas aos Direitos Humanos, oferecendo atendimento integral, acompanhamento e orientações para as mulheres que sofrem, sofreram ou que estão ameaçadas de violência, além de buscarem a superação do quadro de violência por via de uma perspectiva emancipatória.

Acesse a programação, notícias, informações e faça contato com o Centro de Referência para Mulheres – CRM-SSA/UFRJ – através das mídias abaixo:

Acesso a programação, notícias, informações e faça contato com o Centro de Referência de Mulheres da Maré – CRMM-CR/UFRJ – através das mídias abaixo:

Cartazes dos cursos de extensão