Pós-Graduação Stricto Sensu

O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos – PPDH – é o Programa de Pós-Graduação stricto sensu do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos – Suely Souza de Almeida, órgão suplementar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ. Nosso curso de mestrado acadêmico está ligado à área de Ciência Política e Relações Internacionais, na subárea de Políticas Públicas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O PPDH começou as atividades em 2015 e, desde então, ampliou as políticas de ação afirmativa para ingresso, adotadas desde 2016.

O PPDH tem como objetivo gerar conhecimento na área de pesquisa em Políticas Públicas em Direitos Humanos, oferecer capacitação para o ensino de graduação e de pós-graduação, promover a formação científica para o desenvolvimento de pesquisa na área, estimular parcerias no âmbito das linhas de pesquisa do programa, promover a formação de recursos humanos, a difusão de pesquisa e a articulação da pós-graduação com a graduação dos programas em que o Nepp-DH é proponente.

Desde sua criação, o Programa investe na formação crítica e inovadora, a fim de contemplar ambiguidades e contradições próprias aos campos normativo e prático dos Direitos Humanos e de suas políticas públicas. O PPDH se diferencia de outros programas de tipo setorial ou disciplinar a medida em que alia cultura científica e de Direitos Humanos e desenvolve competências para pensar políticas e projetos que fortaleçam o acesso aos Direitos Humanos.

A organização acadêmica e administrativa do PPDH é de responsabilidade da coordenação e da comissão deliberativa, tendo como apoio executivo a secretaria acadêmica. O ingresso no curso se dá através de processo seletivo público, cujo edital é amplamente divulgado. Para mais informações sobre a estrutura acadêmica e administrativa, consulte o Regulamento do PPDH, disponível no site do Programa.

O PPDH responde ao desafio de pensar e trabalhar pela reconstrução dos Direitos Humanos a partir de realidades e demandas distintas nos planos nacional e internacional, desde uma pluralidade de conflitos e relações sociais, setoriais e espaciais específicas, o que exige um enorme esforço de articulação de saberes e práticas. Buscamos atender o desafio de relacionar a esfera pública e a participação social com a reconstrução de um paradigma político com base nos Direitos Humanos, como dimensão prática e normativa da afirmação da dignidade humana, conforme afirma a Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948 e em outros documentos internacionais.

Acesse aqui o site do programa