O professor Marcelo Natividade, do Nepp-DH/UFRJ, lança o livro “Amores Marítimos” (Editora Metanoia), na próxima terça, dia 28, às 17h, na Sala Cultural do Metrô Carioca. A publicação é parte do projeto de extensão “Encontros em Religião, Diversidades e Direitos Humanos” e “Artivismos e Balbúrbias Poéticas”, ambos do Nepp-DH/UFRJ e coordenados por Natividade.
O evento integra a programação da “Mostra Amor e Luta”, que comemora os 30 anos do Grupo Arco-íris. Está prevista uma leitura dramática de trechos da obra pelo autor e comentários de Léa Carvalho, da Editora Metanoia. O professor do Nepp-DH/UFRJ explica que a obra celebra, por meio de linguagem poética e de denúncia da violação de direitos e da liberdade sexual, as possibilidades de superação diante das adversidades e dos contextos avessos à expressão dos afetos e do amor LGBTI+.
“O livro foi escrito na pandemia. Comecei a contar para um amigo sobre meus amores e ele me pedia pra contar sempre mais. Quando vi, estava escrevendo minhas memórias por meio de uma linguagem múltipla que mistura verdade, ficção, fatos históricos e culturais”, explica. “Acho que é um autoexame sim, mas que fala de nós, daqueles que vivem e vivenciaram experiências de medo, rejeição, violência e que conseguem não apenas sobreviver, mas superar as dificuldades e lutam para mudar as coisas”, completa Natividade.
Outro evento de lançamento do livro ocorrerá no dia 1º de dezembro, 17h, também na Sala Cultural do Metrô Carioca. Além do professor do Nepp-DH/UFRJ, a mesa “Direitos humanos e religião: violências, epistemicídios, HIV/Aids e interseccionalidades LGBTI+” contará com as presenças de Claudio Nascimento (Grupo Arco-íris), Luiz Gustavo Silva (Igreja da Comunidade Metropolitana/RJ) e Lea Carvalho (Editora Metanoia).
Sobre o autor
Marcelo Natividade é professor do Nepp-DH/UFRJ, antropólogo, jornalista, artista e pesquisador há 20 anos dos temas religião, política pública e LGBTI+fobia.