Livro aborda a obra de Kabengele Munanga

Acontece, no dia 30 de novembro, às 19h, o lançamento do livro “Negritudes: diálogos com o pensamento de Kebenguele Munanga”. A obra é organizada pelos professores Jadir Anunciação de Brito, Fabiana Lima, Fernanda Felisberto e Sérgio Luiz Baptista da Silva. O evento, organizado pela Autêntica Editora e Livraria Kitabu, será realizado no Espaço Kaza 123, localizado na Visconde de Abaeté, 123, Vila Isabel.

“Esta obra é tecida pela malungagem afrodispórica, que tem no Brasil o intelectual Kabengele Munanga como uma de suas maiores expressões. Nela há contribuições sobre a produção e prática política desse intelectual, marcada por saberes africanos e afro-brasileiros, pelo combate ao racismo e pela articulação de políticas públicas antirracistas, sobretudo no campo da edição”, informa o trecho publicado na contracapa do livro.

O lançamento é parte integrante da programação do projeto “Memória e (re)construção dos Direitos Humanos: ensino de História Afro-Brasileira e Indígena no Brasil”, organizado pela Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ.

Acesse o site para conferir a programação completa.

Sobre Kabengele Munanga

Nascido na República Democrática do Congo, radicado no Brasil desde 1975 e naturalizado brasileiro em 1985, Kabengele Munanga é doutor honoris causa da UFRJ, professor titular sênior aposentado da Faculdade de Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e professor visitante da Universidade Federal da Universidade do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Munanga é uma referência na defesa das cotas e das políticas afirmativas para negras e negros, pelo debate acerca do racismo, políticas e discursos antirracistas, negritude, identidade negra versus identidade nacional, multiculturalismo e educação das relações étnico-raciais. É organizador do livro “Superando o racismo na escola”, o primeiro a introduzir a questão racial nos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ocupou cargos de diretor do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (1983-1989), vice-diretor do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (2002-2006) e diretor do Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo (2006-2010). É autor de mais de 150 publicações entre livros, capítulos de livros e artigos científicos.

Entre os prêmios recebidos ao longo de sua trajetória acadêmica estão a Ordem do Mérito Cultural, concedido pelo Ministério da Cultura, em 2008; o Prêmio Benedito Galvão, oferecido Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo, em 2012; o Grau de Oficial da Ordem do Rio Branco, outorgado pelo Ministério das Relações Exteriores, em 2013; a Medalha Roquete Pinto, concedida pelo Departamento de Antropologia da FFLCH; o 15º Prêmio USP de Direitos Humanos, entre outros.