Seminário sobre defesa, diplomacia e integração acontece nesta quinta

O seminário “Desenvolvimento com segurança: diplomacia, defesa nacional e cooperação internacional” acontece nesta quinta, dia 28, das 15h às 17h, no formato online via zoom (o acesso será através do link enviado aos inscritos, autenticados pelo nome de inscrição).

O objetivo é debater as relações de integração de segurança na América do Sul e no Sul do Atlântico, mediante a perspectiva de construção de comunidades de segurança humana. As inscrições são limitadas e devem ser feitas através do email ccibb12@yahoo.com
(indicar nome, sobrenome, instituição, função, e-mail). Estão confirmadas as presenças de:

Moderador: Alexander Zhebit, professor associado da UFRJ na área de Estudos de Relações Internacionais e membro do Nepp-DH. Doutor em História pela UnB, doutor e livre-docente em História de Relações Internacionais e Política Externa pela Academia Diplomática do Ministério das Relações Exteriores da Rússia. Coordenador do Grupo de Pesquisa de Política Internacional, do Laboratório de Estudos dos Países do Cáucaso e editor da revista “Cadernos do Cáucaso”.

Palestrantes: professor André Panno Beirão. Doutor em Direito pela UERJ, membro do Corpo Editorial da “Revista da Escola de Guerra Naval”. Pesquisador do Centro de Estudos Político-Estratégicos da Escola de Guerra Naval. Presidente da Associação Brasileira de Redução de Riscos de Desastres.

Graciela de Conti Pagliari, professora Associada da UFSC, doutora em Relações Internacionais pela UnB, autora do livro “O Brasil e a Segurança na América do Sul” e coautora do “Guia de Defesa Cibernética na América do Sul”, pesquisadora e vice-líder do Grupo Brasil e as Américas.

Guilherme Otávio Godinho. de Carvalho, coronel da reserva do exército brasileiro, analista do Centro de Estudos Estratégicos do Exército, doutorando em Relações Internacionais (UnB). Ex-integrante da Missão da ONU para a Estabilização do Haiti.

Peterson Ferreira da Silva, professor da Escola Superior de Defesa, Doutor pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo. Coordenador do Núcleo de Economia de Defesa e Desenvolvimento de Força da Escola Superior de Defesa.