Conjurando futuros, trajetórias negras em diálogo é o tema do encontro que acontece nesta sexta, dia 18 de agosto, às 18h, no Auditório Tércio Pacitti, no campus universitário da UniRio (localizado na Avenida Pasteus, 458, Urca). O evento reunirá Ochy Curiel e Lúcia Xavier, duas importantes ativistas e pensadoras negras, para dialogar sobre suas trajetórias de vida e militância no contexto brasileiro e latino-americano.
Na abertura, os artistas Panamby e Odaraya Mello irão realizar uma ação sonora intitulada G(R)OTA. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário eletrônico.
O encontro é fruto da parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Filosofia, a Faculdade de Filosofia, o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas, a organização Criola, o Grupo de Estudos História, Gênero e Feminismos Plurais (PPGH-UFF), o Laboratório de História Oral e Imagem da UFF e o Laboratório de Pesquisa Direitos, Corporeidades e Políticas de Imagem (LaDCoPI) do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos da UFRJ (Nepp-DH). A iniciativa conta com o apoio do Instituto Ibirapitanga.
Haverá tradução simultânea de libras.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail conjurandofuturos@gmail.com.
Sobre as palestrantes
Ochy Curiel é fundadora do Grupo Latinoamericano de Estudio, Formación y Acción Feminista (GLEFAS) e integrante do Grupo Interdisciplinario de Estudios de Género (GIEG) da Universidad Nacional de Colombia (UNAL). Ativista lésbica-feminista e pioneira do movimento antirracista de mulheres negras na América Latina e Caribe. É coordenadora e professora de pós-graduação da Escuela de Estudios de Género da Universidad Nacional de Colombia.
Lúcia Xavier é fundadora da Criola, organização da sociedade civil sediada na cidade do Rio de Janeiro, assistente social, ativista dos direitos humanos e intelectual do movimento de mulheres negras brasileiras. Atua há mais de três décadas na luta por cidadania para as pessoas negras no Brasil.