O Curso de Extensão Mídia, Violência e Direitos Humanos (MVDH) está com vagas abertas para sua nona edição. Organizado desde 2013 pelo Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida (Nepp-DH) da UFRJ, o curso tem como proposta refletir acerca das representações de violência em seus aspectos de classe, gênero e étnico-racial, assim como propor alternativas a elas.
O objetivo é atuar como espaço de diálogo horizontal entre a universidade e o grande público, dando prioridade a moradores de favelas e periferias, comunicadores populares, lideranças comunitárias, integrantes de movimentos sociais e profissionais com atuação nesses territórios.
No formato de mesas temáticas e aulas expositivas, os encontros são realizados por professores, pesquisadores, ativistas e demais especialistas. Os/as alunes serão estimulados a refletir e debater sobre os assuntos abordados. O curso terá oito encontros, com início no dia 14 de setembro e término no dia 16 de novembro. As aulas acontecerão de forma online e síncrona, às quartas-feiras, das 17h às 20h, e serão transmitidas no canal do MVDH no YouTube.
Serão oferecidas 80 vagas, sendo 55 destinadas ao público prioritário, mencionado acima, e 25 para demais interessades. A fim de garantir acesso mais amplo ao curso, não serão aceitas inscrições de candidates que já participaram de edições anteriores. A seleção ocorrerá através de sorteio público, a ser realizado às 17h do dia 9 de setembro no Canal MVDH no YouTube. Haverá ainda uma lista de espera que contemplará 30 vagas, sendo 20 reservadas para o público prioritário. Serão atribuídos certificados de conclusão do curso aos participantes que obtiverem, no mínimo, 75% de frequência.
A inscrição para interessades estará disponível exclusivamente de 12 de agosto até 5 de setembro de 2022, através de formulário disponível neste link. A lista de selecionades será divulgada no site do NEPP-DH, na página do Curso de Extensão MVDH no Facebook e demais canais institucionais.