Curso de Extensão MVDH lança edital de sua 11a edição

O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida (Nepp- DH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) torna pública a abertura de inscrições para 60 vagas presenciais para a décima primeira edição do Curso de Extensão Mídia, Violência e Direitos Humanos (MVDH).

1.  O curso

O curso ocorrerá de 9 setembro a 4 novembro de 2024, em formato híbrido, sempre às segundas-feiras, de 17h às 20h, presencialmente, no auditório do Nepp-DH/UFRJ, localizado no campus universitário da UFRJ na Praia Vermelha, e transmitido pelo Canal MVDH no YouTube (clique aqui para acessar).

1.1  Carga horária: 24 horas

1.2  Dia da semana: segundas-feiras

1.3  Horário: 17h às 20h.

1.4  Formato: híbrido – aulas preenciais expositivas e mesas temáticas. Transmissão também pelo YouTube.

1.5  Metodologia: os professores e palestrantes ministrarão as aulas sobre temas específicos. Ao final do tempo de exposição, os alunos serão estimulados a debater sobre os assuntos abordados e a estabelecer conexões com as aulas anteriores. Os expositores indicarão bibliografias, que ficarão disponíveis em plataforma a ser definida em comum acordo com a turma.

2.  As aulas*

Dia 9/9: Aula inaugural: Direitos Humanos na contemporaneidade

Dia 16/09 – Aula 2: Racismo estrutural e seus aspectos cotidianos

Dia 23/09 – Aula 3: Encarceramento em massa

Dia 30/09 – Aula 4. A luta pela vida das pessoas LGBTQIAPN+

Dia 07/10: A luta pela vida das mulheres

Dia 14/10 – Aula 6: A militarização dos territórios periféricos

Dia 21/10 – Aula 7: A luta pela vida dos povos originários

Dia 4/11: Aula de encerramento: Comunicação Comunitária

*Sujeito a alterações.

3.  Objetivos

O curso de extensão Mídia, Violência e Direitos Humanos (MVDH) tem como objetivo a criação de um espaço de diálogo horizontal entre a Universidade e o grande público, no registro da extensão universitária, voltado para o debate crítico acerca das representações da violência em seus aspectos de classe, étnico-racial e de gênero, bem como a proposição de alternativas a elas.

4.  Público

Busca-se alcançar como público, preferencialmente, pessoas negras, indígenas, travestis e transexuais, moradores de favelas e periferias, comunicadores populares e lideranças comunitárias. No entanto, não é vedada a participação de outras pessoas fora dos grupos supracitados.

5.  Seleção

A seleção se dará por meio de sorteio público, a ser realizado no dia 2 de setembro, às 14 horas, com transmissão no Canal MVDH no YouTube. O processo seletivo se aplicará apenas para os/as interessades em participar das aulas presencialmente. Serão oferecidas 60 vagas ao todo, sendo 40 destinadas a pessoas negras, indígenas, travestis e transexuais, moradores de favelas e periferias, comunicadores populares e lideranças comunitárias (público prioritário) e 20 para demais interessados (ampla concorrência). Haverá ainda uma lista de espera composta por 15 vagas para o público prioritário e 5 para os demais interessados.

5.1 Aqueles/as que optarem pela modalidade online não precisarão participar do sorteio público. No entanto, a emissão de certificado estará condicionada ao envio de resenhas das aulas assistidas, conforme detalhado no item 7 deste edital.

5.2 De modo a garantir o acesso mais amplo possível, não serão aceitas inscrições de candidatos(as) já contemplados em edições anteriores.

6.  Inscrições

Os (as) interessades devem se inscrever de 26 de julho a 26 de agosto de 2024 exclusivamente através deste formulário (clique aqui para acessar). A seleção se dará conforme o item 5 deste edital e a lista de participantes selecionadas(os) será divulgada no site do Nepp-DH, na página do Curso de Extensão MVDH no Facebook e demais canais institucionais.

7.  Da certificação

Serão atribuídos certificados de conclusão do curso aos participantes que obtiverem, no mínimo, 75% de frequência, tanto para alunes da modalidade presencial, quanto no formato online. Aqueles que optarem pelo modo online precisarão comprovar presença por meio da apresentação de resenhas das aulas assistidas.

Coordenação geral: Pedro Barreto Pereira.