Sem categoria

Nepp-DH participa de homenagem a Marinalva Oliveira

A Faculdade de Educação (FE), o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida (Nepp-DH), a Escola de Serviço Social (ESS), o Instituto de Psicologia (IP), a Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) e o Sindicato Nacional dos Professores de Instituições de Ensino Superior (Andes) – Regional RJ realizam, nesta terça, dia 31, uma homenagem à professora Marinalva Oliveira, falecida no último dia 27. O evento ocorrerá às 16h, no Auditório Manoel Maurício, localizado no prédio da Decania do CFCH, no campus universitário da Praia Vermelha (entrada pela Av. Venceslau Braz, 71, Botafogo – ao lado do Instituto Pinel).

A Reitoria da UFRJ publicou nota oficial de pesar:

“Foi com profunda consternação que a Reitoria da UFRJ teve ciência do falecimento de Marinalva Silva Oliveira, professora titular da Faculdade de Educação da UFRJ. Ela tinha experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano, especialmente em políticas públicas de inclusão para pessoas com deficiência intelectual.

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1989), cursou mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela mesma instituição (1996) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2002). Foi coordenadora do Laboratório de Inclusão, Mediação Simbólica, Desenvolvimento e Aprendizagem (LIMDA) e orientou dissertações de mestrado na área de desenvolvimento e aprendizagem de crianças com Síndrome de Down e formação de professores para a educação inclusiva de pessoas com deficiência.

Foi presidenta do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) durante o biênio 2012-2014 e tinha como marca a firmeza de princípios na defesa dos docentes, sem deixar de lado a ternura e o cuidado, indispensáveis para preservar de boas relações pessoais e políticas. Algumas de suas intervenções sempre terminavam com a frase “lugar de mulher é onde ela quiser”. Para os que virão, fica a memória de uma professora militante.

Marinalva deixa três filhos. A Reitoria da UFRJ lamenta o seu falecimento e, neste momento de intenso pesar, transmite forças a amigos, familiares e à comunidade universitária.

27/10/2023
Reitoria da UFRJ.”