Nota oficial

Cidadania sem exclusões

O Conselho do Nepp-DH e o Colegiado do PPDH manifestam solidariedade à Decania do CFCH, representada pelo decano, professor Vantuil Pereira, por não ter sido convidada à cerimônia de posse do novo reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A nova Reitoria deve estar acima de quaisquer divergências, tendo como base a pluralidade e a impessoalidade das representações e estruturas de mediação na gestão da maior Ifes do Brasil.

O fato ocorrido requer esclarecimentos por parte do novo corpo dirigente eleito com a missão de garantir os estatutos e os demais compromissos básicos com o ensino, a pesquisa e a extensão, sem discriminações de qualquer espécie.

Consideramos fundamental que a ausência do convite seja esclarecida e que se evite manter a lógica de partidarização, uma vez que o debate eleitoral foi superado.

Neste momento, precisamos unir esforços para trabalharmos em prol da UFRJ, a fim de contornarmos os estragos perpetrados pelo neoliberalismo, pela necropolítica e pelo negacionismo dos últimos anos que atingiram as políticas de direitos humanos, com cortes no orçamento, além do desvio e encerramento de algumas políticas públicas.

Estamos certos de que poderemos avançar no horizonte ético, dentro e fora da Universidade.

Direção do Nepp-DH/UFRJ

Conselho Deliberativo do Nepp-DH/UFRJ