Nota em solidariedade à professora Jussara Marques de Macedo

O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida (Nepp-DH) e seu Programa de Pós-Graduação (PPDH) manifestam repúdio contra os ataques covardes sofridos pela professora Jussara Marques de Macedo da Faculdade de Educação da UFRJ. Conforme denúncia de discentes desta faculdade, a docente sofreu ataques racistas na forma e no conteúdo, visando desqualificá-la e desgastá-la por força do seu papel de destaque naquele curso, na área da Educação e no PPDH, onde temos a honra de contar com sua contribuição decisiva.

Reconhecida pelo seu trabalho em Políticas Públicas, em estudos na área de Educação e no domínio da metodologia, com grande expressão intelectual, acadêmica e com presença marcante no meio universitário e nos estudos interdisciplinares, a professora Jussara Marques de Macedo pode contar com nossa solidariedade e participação ativa para lidar com esta clara violação de direitos.

No momento em que se desenvolve o trabalho de construção de institucionalidades, núcleos e coletivos antirracistas, este ataque se soma a todas as forças retrógradas e regressistas que não desejam romper com a estrutura e com a forma racista do fascismo de cor no Brasil e no mundo. Vivemos este triste episódio no momento em que deveríamos estar refletindo, fazendo o balanço crítico e assumindo as tarefas definidas pela Conferência Internacional de Direitos Humanos realizada em Viena em 1993.

Esperamos que os encaminhamentos propostos nos termos da nota assinada pelo Coletivo Docentes Negros/as da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, pelo Quilombo do IFCS, pelo Quilombo do CCS, pelo Quilombo do CAp e pela Câmara de Políticas Raciais, sejam devidamente encaminhados de modo a barrarmos definitivamente as práticas de segregação, discriminação e preconceito que fazem parte do quadro de violências materiais, institucionais e simbólicas que não podem mais ser toleradas na sociedade, no estado e no Brasil, o que não dizer da maior Ifes brasileira e, mais ainda, de sua Faculdade de Educação.

Direção do Nepp-DH/UFRJ

Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos (PPDH) da UFRJ.