Conheça Anna Drew, vencedora do Concurso de Fotos Mídia, Violência e Direitos Humanos

Por Emely Dornelles Ribeiro*

Anna de Souza, mais conhecida como Anna Drew, é a autora da foto escolhida para o cartaz da 10ª edição do Curso de Extensão Mídia, Violência e Direitos Humanos (MVDH), promovido pelo Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida (NeppDH). A foto foi tirada após um dia de tiroteios na Favela da Marambaia, em São Gonçalo, município do Rio de Janeiro. Após o cessar-fogo, a vida das pessoas prosseguiu e um menino decidiu jogar futebol no meio da rua. “Aquele fato chamou a minha atenção, já que estou sempre em busca de uma boa foto”, relata a fotógrafa.

Aos 22 anos, Anna já viveu experiências e superações, tanto pessoais como profissionais. Aos 15, foi expulsa de casa após revelar a homossexualidade a seus pais, que, evangélicos, não aceitaram sua orientação sexual. Encontrou acolhimento, então, em uma escola de teatro, localizada próximo de casa. Morou lá por quatro anos, durante os quais aprendeu a fotografar, dirigir, atuar e aprimorar a criatividade.

Atualmente, Anna é formada em Comunicação Popular pelo Coletivo BemTV, de Niterói. “Tenho o sonho de abrir minha própria produtora e realizar um documentário que mostre a realidade dos moradores de favela”, conta, com entusiasmo. Com o apoio do coletivo Ponte Cultural, Anna conseguiu emprestado um tripé e agora pretende buscar recursos para custear o projeto. O documentário já tem nome: Minha favela, minha vida, e a produtora, Do Lado de Cá, em alusão ao “outro lado da poça”, como os cariocas costumam se referir aos municípios de Niterói, São Gonçalo e imediações. “O objetivo é divulgar o outro lado da favela que raramente é mostrado pela grande mídia. Quero destacar as potencialidades dos moradores, os pontos culturais, a culinária e o cotidiano das pessoas”, revela.

Em trajetória marcada por desafios e superações, Anna demonstra talento, paixão e compromisso social. A fotografia escolhida para o cartaz do Curso de Extensão MVDH ressalta a resiliência dos moradores que seguem em frente, mesmo diante da adversidade. A formação em Comunicação Popular pelo coletivo BemTV fortaleceu sua voz e seu compromisso de retratar a realidade de pessoas anônimas. “Gostaria de mostrar os moradores das favelas, expor os aspectos positivos desse território que é frequentemente estigmatizado pela mídia”, diz.

Anna já confirmou presença na aula “Comunicação comunitária e outras narrativas”, que ocorrerá no dia 1º de novembro, como parte da 10ª edição do curso de extensão. Sua visão autêntica e sensibilidade capturam a essência de histórias que precisam ser contadas, proporcionando nova perspectiva sobre a vida nas favelas e fortalecendo o discurso em defesa de igualdade, justiça e respeito pelos direitos humanos.

*É estudante de Relações Internacionais na Universidade Federal do Rio de Janeiro e extensionista do curso de extensão Mídia, Violência e Direitos Humanos.