
Com as lentes teóricas da Teoria da Reprodução Social (TRS) e da Teoria Marxista da Dependência (TMD), o curso de extensão “Opressões-superexploração e a Morfologia do Trabalho no Capitalismo Dependente Brasileiro” tem como objetivo estudar as dimensões estruturais da precarização e plataformização das relações de exploração da força de trabalho no contexto da economia dependente brasileira, marcada por seu passado escravocrata e pela opressão-superexploração da força de trabalho.
O objetivo é analisar as determinações co-constitutivas entre classe, gênero, sexualidade e etnia-raça para apreender a totalidade das relações sociais que sustentam as formas contemporâneas de opressão-superexploração, incluindo o trabalho escravizado contemporâneo e as novas configurações do trabalho mediado pelas empresas de plataformas digitais e aplicativos.
Carga Horária Total: 23 horas
Datas: 12/11, 17/11, 24/11, 01/12, 08/12 e 11/12.
Local: Auditório do Nepp-DH, campus Praia Vermelha da UFRJ
Coordenação: Marcela Soares (Nepp-DH/UFRJ)
Inscrições de 03 a 10 de novembro, no link: https://forms.gle/k2xDstUw2C5xxzQE6
12 de novembro de 2025 – Exibição do documentário: “Vadias, vagabundos, imorais” com o diretor Paulo Terra (UFF) e com a debatedora Ariela Nascimento (UFF)
Horário: 13h30 às 16h30
Conversa com o diretor e professor de História da UFF, Paulo Terra, sobre o documentário “Vadias, vagabundos, imorais”, que dirigiu com Nina Tedesco (professora de cinema da UFF), que trata da construção social do termo “vadiagem” na história do país e da perseguição às chamadas minorias, como indígenas, negros/as e LGBTQIA+. Paulo Terra tem estudos sobre a vadiagem e o trabalho e mostra como existem mais linhas de continuidade do que ruptura em relação à violência a essas franjas das classes trabalhadoras e subalternizadas.
17 de novembro de 2025 – Mesa de Abertura virtual: Entre o passado e o presente: a situação das classes trabalhadoras no Brasil
Horário: 18h às 21h
Professores: Ricardo Rezende (Nepp-DH/UFRJ) e Ricardo Antunes (UNICAMP)
Coordenação: Marcela Soares (NEPP-DH/UFRJ)
24 de novembro de 2025 – Aula 1: O Capitalismo Dependente Brasileiro, Escravização e Opressão-superexploração
Horário: 14h às 18h
Objetivo: examinar as particularidades histórico-estruturais da formação econômico-social brasileira, marcada pela escravização e pela opressão-superexploração.
Professora: Carla Ferreira (ESS/UFRJ)
Mediação: Jéssica Santos (PUC-Rio) e Marcela Soares (Nepp-DH/UFRJ)
01 de dezembro de 2025 – Aula 2: Fundamentos Teóricos da Exploração, Opressões e Reprodução Social
Horário: 14h às 18h
Objetivo: estabelecer o arcabouço conceitual para analisar a relação estrutural entre capitalismo, cisheteropatriarcado e dominação étnico-racial, por meio da Teoria da Reprodução Social (TRS).
Professora: Rhaíssa Ruas (UERJ)
Mediação: Franciane Novaes (PPGSS/UFRJ) e Thatiana Mendes (PPGSSDR/UFF)
08 de dezembro de 2025 – Aula 3: Precarização, Plataformização e as Novas Morfologias da Opressão-exploração
Horário: 14h às 18h
Objetivo: analisar como a crise estrutural do capital e as contrarreformas trabalhistas impulsionam a precarização e o fenômeno da “uberização”.
Professoras: Maria Laura Paiva (PPGE/UFRJ) e Marcela Soares (Nepp-DH/UFRJ)
Mediação: Thamires Coelho (PPGSSDR/UFF) e Carina Lacerda (PPGSS/UFRJ).
11 de dezembro de 2025 – Aula 4: Lutas, Reprodução Social e o Horizonte Estratégico
Horário: 14h às 18h
Objetivo: discutir estratégias de enfrentamento e resistência, considerando a luta de classes em sua totalidade (gênero, sexualidade, etnia-raça e meio ambiente).
Professoras: Morena Marques (ESS/Unirio) e Clara Saraiva (ESS/UFRJ)
Mediação: Marcela Soares (Nepp-DH/UFRJ)
