
O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida (Nepp-DH) da UFRJ realiza a aula aberta “Povos Indígenas: direitos culturais e educação”, como parte da disciplina “Justiça Climática e Direitos Humanos: Povos Indígenas e Comunidades Quilombolas”, ministrada pelo professor Jadir Brito.
A atividade ocorrerá no próximo dia 28 (terça-feira), às 14 horas, na sala 7, localizada no 2o andar do prédio anexo do CFCH, no campus universitário da UFRJ na Praia Vermelha. A entrada é pela Avenida Venceslau Brás, 71, Botafogo.
Sobre o palestrante
Mauro Adriano Wera Jekupe é indígena Tupi Guarani, natural do estado do Pará, nascido em Santarém, no Rio Tapajós. Atualmente, vive no Rio de Janeiro, onde integra o corpo de lideranças indígenas, no conjunto de aldeias da etnia, sendo a principal delas a Terra Indígena Ka’aguy Hovy Guyraitapu (Aldeia Araponga).
Também é representante e liderança no Movimento Nacional Indígena em Brasília, atuando em conjunto com a Comissão Guarani Yvyrupa. Nos últimos anos, participou de movimentos como “Levante pela Terra”, “Luta pela Vida”, “Acampamento Terra Livre” e também nas movimentações contra o “Marco temporal”.
É professor de Geografia pela UFRJ e um dos fundadores da Rede de Agroecologia, tendo ministrado dezenas de cursos e formações em Agroecologia, Permacultura, Bioconstrução e Saneamento Ecológico. É defensor dos Direitos Humanos e membro do Fórum de Defensores do estado do Rio de Janeiro pelo Instituto Tereza de Benguela.
