
Premiado com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Globo de Ouro de Melhor Atriz para Fernanda Torres, entre outros, o filme “Ainda estou aqui”, de Walter Salles, será exibido no campus da Praia Vermelha da UFRJ no dia 1.o de setembro (segunda-feira). A iniciativa é do Cineclube Elefante na Sala, parte do projeto “Ateliê Artivismos”, coordenado pelo professor Marcelo Natividade, do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida (Nepp-DH) da UFRJ. Após a sessão, haverá debate com Victoria Grabois, integrante do Grupo Tortura Nunca Mais, mediado pelos professores Marcelo Natividade e Patrícia Rivero, ambos do Nepp-DH/UFRJ.
A exibição acontecerá às 13 horas, no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, localizado no andar térreo do prédio do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). A entrada é pelo portão da Avenida Venceslau Brás, 71, Botafogo. O evento é gratuito e aberto ao público. Os/as participantes receberão certificados.
“Em tempos de projetos de poder de grupos extremistas e de ataques à democracia, essa conversa é urgente. O filme, de modo sensível, aborda traumas coletivos: a experiência da tortura, o silêncio de décadas sobre o desaparecimento de pessoas, assassinatos e outros crimes cometidos na ditadura militar. Ainda é presente o anseio por encontrar os corpos das vítimas desse trágico período de nossa recente história”, afirma Natividade.
“É necessário ouvir aqueles que carregam ainda as marcas e feridas dessa experiência, como o Grupo Tortura Nunca mais”, completa. “É uma oportunidade de chamar a atenção para a necessidade de preservar a memória e fazer justiça, denunciando o intervencionismo histórico no Brasil e na América Latina. Neste contexto, as políticas de memória são fragilizadas a atacadas”, comenta Rivero.
Sobre o projeto
A ação está dentro dos objetivos do projeto que através da cultura e arte difunde a Educação em direitos humanos, articula rede de parceiros entre ativistas, artistas, agentes e técnicos da política pública, educadores e pesquisadores, outras populações interessadas. Para isso, realiza atividades plurais, incluindo conversas literárias; performances e manifestos culturais, mostras audiovisuais etc. O evento é aberto ao público externo e terá certificação. A exibição acontecerá no Auditório Manoel Maurício, no campus da Praia Vermelha da UFRJ, iniciando às 13h, seguindo com o debate.
Serviço
Cineclube Elefante Na Sala: exibição do filme “Ainda estou aqui”
Dia: 1.o de setembro (segunda-feira)
Horário: 13 horas
Local: Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, localizado no andar térreo do prédio do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). A entrada é pelo portão da Avenida Venceslau Brás, 71, Botafogo.
Entrada gratuita.